Exame neurológico do Idoso

Mini exame do estado mental (MEEM)

O Mini Exame do Estado Mental foi projetado para ser uma avaliação clínica prática de mudança do estado cognitivo em pacientes geriátricos. Examina orientação temporal e espacial, memória de curto prazo (imediata ou atenção) e evocação, cálculo, praxia, e habilidades de linguagem e viso -espaciais.

Pode ser usado como teste de rastreio para perda cognitiva ou como avaliação cognitiva de beira de leito, mas não pode ser usado para diagnosticar demência. O escore do MEEM pode variar de um mínimo de 0 pontos, o qual indica o maior grau de comprometimento cognitivo dos indivíduos, até um total máximo de 30 pontos, o qual, por sua vez, corresponde a melhor capacidade cognitiva.

Foi denominado “mini” porque concentra apenas os aspectos cognitivos da função mental e exclui humor e funções mentais anormais que são cobertas, por exemplo, pela Escala de Demência de Blessed. Pode ser aplicado por clínico, profissionais de outras áreas ou pessoa leiga após rápido treinamento e demanda em torno de 5-10 minutos para ser completado.

O MEEM (Mini Exame do Estado Mental) inclui 11 itens, dividido em 2 seções. A primeira exige respostas verbais a questões de orientação, memória e atenção, a segunda leitura e escrita e cobre habilidades de nomeação, seguir comandos verbais e escritas, escrever uma frase e copiar um desenho (polígonos).

Todas as questões são realizadas na ordem listada e podem receber escore imediato somando os pontos atribuídos a cada tarefa completada com sucesso. A questão de como lidar com não respostas devido ao analfabetismo ou cegueira tem sido tanto d e considerar como erros, como de criar um escore geral diferente, retirando tais itens do sistema de escore.

Folstein comentou que costumava administrar os itens sem considerar a causa da falha (surdez, etc.) e então após o escore, comentar as possíveis razões para estas falhas. “Uma regra básica da medicina clínica é coletar os fatos ou observações antes de fazer as interpretações”. O ponto de corte mais frequentemente utilizado para indicar comprometimento cognitivo que merece investigação posterior.

Alguns autores sugerem 25 para aumentar a sensibilidade para demência leve 14. O ponto de corte é frequentemente ajustado para o nível educacional porque um único corte pode perder casos entre pessoas de educação mais alta e gerar falsos positivos entre aqueles menos educados. Alguns autores já sugeriram que o corte 24 mostrou-se excelente para pessoas com escolaridade acima de 9 anos, enquanto o corte 17 foi ótimo para aqueles com menor escolaridade 15.

ghkhkhkhkh

Validade:

Em termos de validade de conteúdo, o MEEM avalia 8 de 11 principais aspectos do estado cognitivo, omitindo abstração, julgamento e expressão. Embora análises fatoriais tenham usado diferentes tipos de amostras e versões do MEEM, elas facilmente identificam fatores relacionados à orientação, memória e atenção.

Um estudo publicado mais recentemente obteve um resultado próximo à estrutura original do MEEM, identificando cinco fatores que foram adicionalmente replicados subsequentemente. Os cinco fatores incluíram os seguintes: Orientação, Atenção-Memória Operacional, Evocação Verbal, Compreensão – Praxia, e Nominação.

Índice de Katz

É um índice para que seja avaliado sobre a realização das atividades básicas da vida diária do idoso. É um instrumento para avaliar a necessidade de cuidados e assistência.

Portanto, quanto pior o desempenho neste índice, maior será a necessidade de que este idoso seja cuidado por outra pessoa.

OBS: a tabela com o índice está anexado na página seguinte.

A avaliação do resultado tem uma variação, pois existem várias classificações adotadas na literatura para o resultado do índice, porém, por questões didáticas e cientificas, optou-se por apresenta-las e deixar a escolha da versão a ser adotada a critério do serviço e do profissional.

Segundo o Sidney Katz, podemos dividir de A até G:

  • A: independente para todas as atividades
  • B: independente para todas as atividades menos uma
  • C: independente para todas as atividades menos banho e mais uma adicional
  • D: independente para todas as atividades menos banho, vestir-se e mais uma adicional
  • E: independente para todas as atividades menos banho, vestir-se, ir ao banheiro e mais uma adicional
  • F: independente para todas as atividades menos banho, vestir-se, ir ao banheiro, transferência e mais uma adicional
  • G: dependente para todas as atividades
  • Outro: dependente em pelo menos duas funções, mas que não se classificasse em C, D, E e F.

xcvxc

2 comentários em “Exame neurológico do Idoso

Adicione o seu

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑